Continuo 'sediada' em Pokhara e a partir daqui tenho feito pequenos trekkings, normalmente com a duração de dois dias.
Neste caso parti com a Katrina, um americana que vive em Madrid, para o trekking a Panchase. Iniciámos o percurso nos 1600m de altitude e seria uma escalada até aos 2510m, que nos demorou cerca de 6 horas.
O dia estava meio encoberto e lá fomos colina acima colina abaixo, atravessando lombos de montanhas e nuvens passageiras.
O pior foi mesmo a parte final, uma escadaria de pedras quase a pique através da floresta húmida que nos demorou cerca de 1h30 sempre a subir. Como se não bastasse, começou a choviscar e as pedras tornaram-se ainda mais escorregadias pelo que tínhamos que seguir com todo o cuidado, já para não falar nos ataques das sanguessugas que surgiam por todo o lado e se infiltravam na roupa.
Mas aquela floresta verde, cheia de musgo e cogumelos, é fantástica. Vi um veado na subida que não consegui fotografar e felizmente, ou não, não vimos tigres nem ursos...
Daqui podem avistar-se os picos do Macchapuchare, Dhaulagiri, Annapurna, Lamjung e Manaslu, mas tal não foi o caso neste dia.
O alojamento onde ficámos em Panchase Banjyang não tem água canalizada, o wc é exterior e o quarto tinha apenas duas camas individuais e duas cadeiras. Comemos à luz da vela e da lamparina porque não há electricidade e a comida é cozinhada à lareira.
O segundo dia estava mais soalheiro e conseguimos vislumbrar o pico do Annapurna Sul por entre as nuvens. De qualquer forma esta altura não é a ideal para as vistas dos Himalaias pois durante a monção as nuvens estão baixas. As vistas majestosas aqui são no Inverno em que os dias são limpos e não chove.
Sanguessugas...!? Tigres ...!? Ursos...!?
ResponderEliminarJá alguém te disse que és louuuuucaaaaaa!?
É interessante andar por essas paragens, sem o perigo de dar de caras com animais tão fantásticos quanto perigosos.Obrigada por me levares nesta tua viagem. Continua a postular esta tua experiência, acredita que vale a pena. abraço.
Olá lya eu sou o filho da São. Tu és loucaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.Andaste ao pé de sanguessugas! Tigres e até ursos. é que nem a minha avó tinha coragem.Adeus e um beijinho.
ResponderEliminarEu não andei só ao pé de sanguessugas, elas andaram no meu corpo, ainda tenho as marcas das duas mordidelas. Curiosamente dizem que nesta área o tigre não ataca as pessoas, mas certamente não serão como aqueles na Tailandia. O urso sim , é de temer.
ResponderEliminarFico muito feliz por me seguirem nesta viagem, um abração aos dois e um beijinho especial para ti, Diogo!