SUÍÇA
Travessia do país a meio, de carro, com paragem em Zurique. Lembrei-me logo dos suíços que conhecera em Portugal e que se diziam aliviados por poderem praticar cá ‘pequenos delitos’ lá proibidos, como deitar papéis para o chão num café, tantas restrições havia… País tão tão organizado, tão alinhado que até as ervas dos montes parecem aparadas. Foi a ideia com que fiquei.
Zurique
ALEMANHA
Partimos de Portugal atravessando a Espanha, sul de França, norte de Itália, Suíça e entrando pelo sul em direcção a Stuttgart. Depois seguimos para Frankfurt e Bremen. Costumava encontrar-me no Verão, numa praia portuguesa, com umas amigas alemãs que vinham e iam à boleia. E decidi aventurar-me nessa experiência e ir com elas à Alemanha.
Stuttgart, Dusseldorf, Bremen
Heidelberg
Mais tarde, visitei o país de bicicleta e de carro, partindo da Holanda. Boleia com uma amiga alemã do Dick, ao longo do Vale do Reno, para irmos visitar uma amiga portuguesa comum, aquela que estava comigo em Portugal quando o conhecemos. E de comboio em 2005 quando fiz o interrail. Tornei a visitar a amiga de infância que vive e trabalha em Würzburg e conheci a Jenny, canadiana, num hostel em Berlim com quem palmilhei a cidade a pé.
Berlim
Checkpoint Charlie
Curiosidade: Quando apanhamos o comboio da Alemanha para a Dinamarca (ou vice-versa), em Rostock ele entra dentro do ferry. Ou seja, podemos sair do comboio e passear pelo barco durante a travessia.
Rostock, train ferry
Sem comentários:
Enviar um comentário