Este blog surgiu em 2009 com o intuito de relatar uma "Viagem Incógnita" que teve início com um bilhete só de ida para a Tailândia. Uma viagem independente, sem planos, a solo, que duraria quatro anos. Pelo meio surgiu um projeto com crianças carenciadas do Nepal que viria a resultar na criação da Associação Humanity Himalayan Mountains. Assim, este blog é dedicado às minhas viagens pelo Oriente, bem como a esta "viagem humanitária", de horizontes longínquos, no Nepal.

domingo, 20 de maio de 2012

TAIWAN

Cheguei a Taiwan de madrugada num voo direto da Cebu Pacific desde Manila. A Ryan foi buscar-me de carro ao aeroporto de Taoyuan de manhã cedo já que ela mora nessa zona.
Mas foi na sua scooter que nos aventurámos pela vibrante cidade de Taipei em busca dos famosos 'night markets' onde tive a oportunidade de provar deliciosas iguarias da culinária taiwanesa.
De metro continuámos as nossas visitas pela moderna cidade, a capital e a maior, situada no norte da ilha de Taiwan.
Templo de Confúcio
Templo Baoan
Danshui
Danshui é uma localidade agradável situada ao norte de Taipei e que era o centro de navegação e comércio no século XIX. Caminhando pelas ruas antigas ao longo do rio podemos apreciar o artesanato tradicional e experimentar os saborosos pratos locais, como bolinhos de peixe, Agei (pastel de carne frito) e ovos duros. 
E estes também cá não faltam...
Rebentos de bamboo e goiaba
De barco visitámos uma zona mais a norte conhecida como 'Fisherman's Wharf', um porto de pesca de lazer desenvolvido pelo governo da cidade de Nova Taipei.
Cais dos Pescadores
Por mais de 2000 anos, Taiwan foi considerada uma província ligada à China, passando por períodos de maior ou menor autonomia administrativa.
No século XVI, os portugueses chegaram à ilha a qual nomearam de "Formosa". Depois de passar por um curto período de domínio dos espanhóis, foi parcialmente colonizada pelos neerlandeses no século XVII, antes de ser reocupada pelo império Chinês até 1895. Após a derrota chinesa na Primeira Guerra Sino-Japonesa, a ilha foi ocupada pelo Japão até final da Segunda Guerra Mundial.
Com o Benson, um educado jovem taiwanês amante de música, visitei, tanto de MRT como de autocarro, outras atrações turísticas da cidade incluindo o Museu do Palácio Nacional.
Este Museu é considerado por muitos como contendo a melhor coleção de arte chinesa no mundo, abrigando artefatos que remontam aos primórdios da civilização chinesa. A coleção inclui ossos de oráculo, que contêm os primeiros ideogramas chineses conhecidos, assim como vasos de bronze rituais, cerâmica da dinastia Ming e jade esculpido.
Em maio de 1950, após a derrota das forças nacionalistas lideradas pelo General Chiang Kai-Shek na guerra civil chinesa (1947 a 1949), os nacionalistas refugiaram-se na ilha de Taiwan e aí estabeleceram a sede administrativa do governo da República da China.
Templo Guandu e Templo Longshan
Taiwan experimentou uma rápida modernização e crescimento económico, sob a liderança de Chiang Ching-Kuo, filho de Chiang Kai-Shek, tornando-se uma das economias mais ricas e mais modernas do mundo. Taiwan continua a ser um líder em eletrónicos de consumo e é o lar de marcas bem conhecidas de computadores como a Acer, Asus, Garmin, Gigabyte e HTC.
A democratização do país começou a sério após 1980, culminando com as primeiras eleições presidenciais diretas em 1996 e a primeira transição pacífica de poder entre dois partidos políticos em 2000.
A política de Taiwan permanece dominada pela questão das relações entre Taiwan e a República Popular da China que ainda reivindica Taiwan como uma "província rebelde" e regularmente ameaça ação militar caso Taiwan tente romper com o atual e estranho status 'Uma China', onde ambos os lados concordam que há apenas uma nação chinesa, mas discordam sobre quem essa nação é governada.
Depois instalei-me em casa da Katherine que me recebeu de braços abertos e tanto ela como a mãe, ambas excelentes cantoras, me continuaram a dar provas da extraordinária hospitalidade deste povo. A Katherine proporcionou-me diversas visitas aos arredores de Taipé. De notar que aqui, tal como na China, também se conduz pela direita.
Com uma amiga chinesa visitámos o fabuloso Museu Juming que exibe obras de Ju Ming, um escultor taiwanês ainda vivo.
Museu Juming
Mais a sul visitámos a Floresta de Neidong, no município de Wulai.
Wulai
Wulai é uma aldeia indígena onde vivem pessoas da tribo Atayal. Mais uma vez regalámo-nos com apetitosa comida e visitámos o museu sobre as tradições deste povo.
Xindien, Lago Verde
Uma grande diversidade de religiões pode ser encontrada em Taiwan, devido à sua história multicultural e de liberdade religiosa registada na constituição da República da China.
Bitan
Vistas sobre o Pacífico a partir de Jiu Fen
Jiu Fen foi uma próspera cidade mineira de ouro até a década de 1950. As ruas pitorescas, casas de chá e as deslumbrantes vistas sobre o Oceano Pacífico fazem desta localidade um popular destino turístico e um cenário ideal para filmagens.
Com as gostosas comidas e bebidas, locais aprazíveis e a estupenda companhia da Katherine, despedi-me de Taiwan onde passei uma semana, mais precisamente até ao passado dia 18 de maio.


Sem comentários:

Enviar um comentário